astronomia

Ir em baixo

astronomia

Mensagem  yukina em Sex Maio 13, 2011 1:49 am

espero que entendão oque e isso
avatar
yukina

Mensagens : 53
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : barsil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: astronomia

Mensagem  yukina em Sex Maio 13, 2011 1:50 am

Lua:
Lua é o único satélite natural da Terra, e também o corpo celeste mais próximo. Com órbita elíptica, sua distância varia de 356.334 km, quando está mais próxima a 406.610 km, quando existe maior afastamento. Não tem atmosfera, sua massa é 81 vezes menor que a terrestre, a densidade média é de 3,34 g/cm³. Seu diâmetro de 3.476 km é 3,66 vezes menor que o terrestre e sua gravidade é seis vezes menor. O movimento da Lua ao redor da Terra, mais rápido no perigeu e mais lento no apogeu, dura 27 dias 7h e 43min. Nesse mesmo período a Lua realiza o movimento de rotação. A combinação desses dois movimentos faz com que o satélite apresente sempre a mesma face voltada para a Terra, que corresponde a 59% de sua superfície. A face oculta da Lua torna-se conhecida para o homem apenas em 1959, quando é fotografada pela sonda soviética Lunik 3. A lua nova ocorre quando o satélite se interpõe entre a Terra e o Sol e a face voltada para a Terra fica totalmente escura. Em seguida, a região iluminada vai aumentando até chegar ao quarto crescente. A lua cheia ocorre quando o disco lunar fica totalmente iluminado. Na seqüência, a porção iluminada decresce até o quarto minguante e, depois, é outra vez a lua nova. Este ciclo, o mês lunar ou lunação, repete-se a cada 29 dias 12h e 44min em média.Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra interpõe-se entre a Lua e o Sol formando um cone de sombra que cobre o disco lunar parcial ou totalmente.

Mercúrio:
Conhecido desde a Antiguidade, Mercúrio pode ser visto a olho nu, ao amanhecer e ao entardecer, sempre próximo ao Sol. Por seu movimento rápido, recebe o nome do mensageiro dos deuses romanos (o mesmo Hermes grego) representado na mitologia com asas nos calcanhares. É o planeta mais próximo do Sol, 58 milhões de quilômetros, em média, e recebe 6,3 vezes mais radiação que a Terra. Com um diâmetro de 4.878 km, é um dos menores planetas do sistema solar. Sua rotação é de 58,6 dias e sua translação ao redor do Sol, de 88 dias. A temperatura no hemisfério iluminado é de 350o C e a do lado escuro é de 170o C negativos. Mercúrio não tem atmosfera, o que é explicado por sua pequena massa – 0,06 vezes a da Terra – , pequeno tamanho e alta temperatura.Seu interior guarda grande afinidade com a Terra e apresenta crateras originadas há 4.000.000 de anos.Não tem satélites, tem forma quase esférica.
Apresenta um núcleo, integrado por ferro onde se concentra 4/5 da sua massa. Possui um manto rochoso silíceo de 600 km de espessura que integra a parte exterior. Similar à da lua apresenta terrenos densamente povoados de crateras que correspondem à parte mais antiga da superfície. As planícies intercrateras, a bacia Caloris (com um diâmetro de 1.300 km, é uma bacia rodeada de montanhas e é a maior estrutura do planeta), as planícies lisas e crateras jovens formam parte de sua superfície. O eixo de rotação é perpendicular ao plano da órbita. Sua rotação é de oeste a leste. Inclinação do eixo de rotação 2 º.

Vênus:
Depois do Sol e da Lua, Vênus é o astro mais brilhante do céu. Conhecido desde a Antiguidade, pode ser visto a olho nu ao amanhecer e ao entardecer, sempre próximo do Sol. Recebe o nome da deusa romana da beleza (Afrodite na mitologia grega) e também é chamado popularmente de Estrela-d'Alva. Com diâmetro semelhante ao da Terra, 12.104 km, não possui de achatamentos polares., é o segundo em ordem de afastamento do Sol: 108 milhões de km, em média. É o planeta mais próximo da Terra, chegando a uma distância mínima de 41 milhões de km. Seu movimento de translação é de 225 dias. O de rotação, de 243 dias, é feito em sentido contrário ao da Terra. Vênus não possui satélites. A cada 19 meses se aproxima da terra como nenhum outro planeta. Sua atmosfera mantém o calor provocando temperaturas altíssimas.
Tem grande atividade vulcânica e mais cordilheiras montanhosas que qualquer outro planeta, a excessão da Terra. Possui um núcleo líquido, um magma e uma cordilheira rochosa de rochas cristalinas. O eixo de rotação é de 178 º girando portanto em sentido retrógrado (oeste à leste).

Marte:
Conhecido desde a Antiguidade, Marte pode ser observado a olho nu, distinguindo-se no céu por sua cor avermelhada. Talvez por isso recebe o nome do deus da guerra romano (o mesmo Ares da mitologia grega). Quarto planeta em distância do Sol – 227 milhões de km, em média – , com diâmetro de 6.787 km, é cerca de oito vezes menor do que a Terra. Sua temperatura varia de 17o C a -120o C. Sua atmosfera, composta basicamente de gás carbônico, com pequenas quantidades de nitrogênio e oxigênio, é quase 100 vezes mais tênue que a terrestre. Possui dois pequenos satélites, descobertos em 1877: Fobos, com 21 km de diâmetro, e Deimos, com 12 km.


Jupiter :
Conhecido desde a Antiguidade, Júpiter recebe seu nome do principal deus da Roma antiga (o mesmo Zeus da mitologia grega). Pode ser observado a olho nu, distinguindo-se no céu por seu brilho, menor apenas que o de Vênus, o da Lua e o do Sol. É o maior planeta do sistema solar e o quinto em distância do Sol: 778 milhões de km, em média. Seu diâmetro de 142.795 km é 11,19 vezes maior que o terrestre e seu volume é 1.400 vezes maior. A massa de Júpiter é 318 vezes a da Terra e cerca de 2,5 vezes a massa de todos os demais planetas do sistema solar reunidos.
O gigante do sistema solar é formado basicamente por dois gases, hidrogênio e hélio, os mesmos presentes no interior das estrelas, com um pequeno núcleo de hidrogênio metálico. A atmosfera joviana contém hidrogênio e hélio, além de pequenas quantidades de metano e amoníaco. O planeta tem um forte campo magnético e emite ondas de rádio. Sua temperatura é relativamente homogênea, variando de -118o C e -129o C.O movimento de rotação de Júpiter é o mais rápido do sistema solar: 9h55min. Essa velocidade faz com que os gases de sua atmosfera movam-se em correntes paralelas ao equador, formando faixas multicoloridas. Apresenta também manchas de origem desconhecida, semelhantes a redemoinhos gigantes. A Grande Mancha Vermelha, no hemisfério Sul, tem um diâmetro duas vezes maior que o terrestre. Essa faixas e manchas podem ser observadas da Terra com lunetas e telescópios amadores. A translação de Júpiter ao redor do Sol é de 11 anos e 10 meses. Júpiter tem 16 satélites. Os quatro maiores – Io, Europa, Ganimedes e Calixto são identificados por Galileu Galilei, em 1610. Os três mais recentes são descobertos a partir das fotos enviadas pela Voyager 1, em 1979. As fotos também mostram um tênue sistema de anéis que gravita ao redor do planeta a uma distância de 100 mil a 200 mil km de seu centro.Júpiter , por sí só representa 71% da massa total planetária do Sistema Solar.

Saturno:
Segundo maior planeta do sistema solar, Saturno é o sexto em afastamento do Sol: 1,4 bilhão de km de distância, em média. Conhecido desde a Antiguidade, recebe o nome do deus romano do tempo (Cronos, na mitologia grega, o pai de Zeus, ou Júpiter). Pode ser observado a olho nu, mas sua localização é mais difícil devido ao seu brilho pouco intenso e à lentidão de sua órbita. Com diâmetro de 120.000 km, é 9,4 vezes maior que a Terra, e seu volume, 830 vezes maior. Também é um planeta formado por gases e o único do sistema solar com densidade média inferior à da água (0,7 g/cm³). Sua temperatura superficial é da ordem de -160o C e sua atmosfera é muito semelhante à de Júpiter.
Movimentos e manchas de Saturno A rotação de Saturno é muito rápida: 10h e 36 min. Por isso, os gases de sua atmosfera formam faixas paralelas ao equador, semelhantes às encontradas em Júpiter. Sua atmosfera é bastante agitada por fenômenos associados a ciclones.
Anéis e satélites de Saturno Há centenas de anéis girando ao redor do planeta, a distâncias que variam de 67 mil a 483 mil quilômetros de seu centro. Formados por blocos de gelo e partículas sólidas, os anéis de Saturno podem ser observados por lunetas e telescópios amadores. O planeta possui 17 satélites, seis deles descobertos pelas sondas espaciais Voyager 1 e 2. Há ainda a possibilidade de um 18o satélite, mas sua existência ainda não está confirmada. Titã, descoberto em 1655, é o maior satélite existente no sistema solar, com volume superior aos de Mercúrio e Plutão e atmosfera de 200 km de espessura.


Urano:
A uma distância média de 2,86 bilhões de km do Sol, Urano dificilmente pode ser observado a olho nu. Descoberto em 13 de março de 1781 pelo astrônomo William Herschel, recebe o nome de um primitivo deus grego, Urano, o pai de Cronos (o Saturno romano). Terceiro maior planeta do sistema solar, como Júpiter e Saturno tem um núcleo sólido e espessa camada líquida e gasosa, composta principalmente por amoníaco e metano, além de hidrogênio. Tem cor esverdeada, seu diâmetro de 50.800 km é 3,8 vezes maior que o da Terra, e sua temperatura superficial é de 190o C abaixo de zero. A rotação de Urano é realizada em 15h e 36min e o eixo de rotação apresenta uma característica única: enquanto nos demais planetas o eixo de rotação é quase perpendicular ao plano da órbita, o de Urano é quase coincidente. Demora 84 anos para completar sua órbita em torno do Sol. O planeta tem 15 satélites, dez deles descobertos pela Voyager 2, em 1986. Os maiores são Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon. Em 1977, é detectado ao redor do planeta um sistema de nove finos anéis de poeira e partículas congeladas, dispostos entre 38 mil quilômetros e 51 mil quilômetros de seu centro.


Netuno:
Há 4,5 bilhões de km, Netuno é o oitavo planeta em distância do Sol e não pode ser observado a olho nu. É o primeiro descoberto a partir de cálculos matemáticos. O astrônomo inglês John C. Adams e o francês Urbain J.J. LeVerrier percebem separadamente perturbações na órbita de Urano e supõem que são causadas pelo campo gravitacional de um outro planeta, ainda desconhecido. Calculam a data e a posição no céu em que o suposto planeta poderia ser encontrado. O astrônomo alemão Johann Gottfried Galle localiza-o dia 23 de setembro de 1846, exatamente na região indicada. O planeta recebe o nome de Netuno, o deus romano do mar (o mesmo Poseidon da mitologia grega). Seu diâmetro de 48.600 km é quase quatro vezes maior que o da Terra. Sua temperatura superficial é estimada em -200o C. Sua atmosfera, composta por hidrogênio, metano e amoníaco apresenta cor azulada. Em 1989, a sonda Voyager 2 fotografa gigantescos redemoinhos na atmosfera do planeta. Assim como os outros grandes planetas do sistema solar, a rotação de Netuno é rápida: 18h e 24min. Sua translação demora 164 anos e 280 dias. Oito satélites orbitam Urano. Os dois maiores, Tritão e Nereida, são descobertos respectivamente em 1846 e 1949. Os outros seis são localizados pela Voyager 2, em 1989. As fotos revelam também um sistema de anéis em torno do planeta.

Plutão:
Menor e o mais distante dos planetas já descobertos no sistema solar, Plutão também é o menos conhecido. Vários astrônomos sugerem sua existência devido às perturbações observadas nas órbitas de Urano e Netuno. Percival Lowel calcula suas possíveis posições no céu em 1915 e o planeta é descoberto em 13 de março de 1930, pelo astrônomo americano Clyde W. Tombaugh. É batizado com o nome do deus do inferno dos romanos (o mesmo Hades da mitologia grega). Localizado a 5,9 bilhões de km do Sol, sua temperatura média é da ordem de -230o C, e metano é o gás predominante em sua atmosfera. Seu diâmetro, da ordem de 2.300 km, é 5,5 vezes menor que o da Terra, e sua massa é 410 vezes menor que a terrestre. Como seu tamanho é inferior a vários satélites de alguns planetas, muitos astrônomos supõem que Plutão é um satélite desgarrado do planeta Netuno. A rotação de Plutão é realizada em 6 dias e 9 horas e a translação em 248 anos. A excentricidade de sua órbita faz com que em alguns períodos fique mais próximo do Sol que o planeta Netuno. Caronte, seu único satélite conhecido, é descoberto em 1978 pelo astrônomo James W. Christy.
avatar
yukina

Mensagens : 53
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : barsil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: astronomia

Mensagem  Admin em Sex Ago 12, 2011 11:05 pm

ei povo quem sabe mais coisas dessa poste no forum
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 166
Data de inscrição : 07/05/2011
Localização : MILENIO DE PARTA

Ver perfil do usuário http://eternasailormoon.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: astronomia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum